Assembleia (COVID-19)
1* O que é assembleia?
Trata-se de uma “reunião” mensal para a realização dos sorteios de contemplação dos consorciados de cada grupo.
Para a participação é necessário o pagamento da parcela até a data do vencimento.
2* Como estão sendo feitas as apurações?
Hoje, a apuração utilizará o último resultado obtido via Loteria Federal no dia 18/03/2020.
3* Quais as regras de apuração?
Devido a atual situação do nosso país, a Loteria Federal suspendeu os sorteios por 03 meses, e irá lançar um novo calendário apenas em Julho (http://www.caixa.gov.br/loterias/comunicados-importantes/Paginas/default.aspx).
Para as contemplações por SORTEIO, iremos analisar cada centena na ordem sorteada até encontrar uma que esteja apta para receber a contemplação. Será desconsidera a centena que já tiver sido contemplada, cancelada ou estiver inadimplente no momento do sorteio.
Para as contemplações por LANCE FIXO, utilizaremos a pedra-chave. Sabemos que muitos estão se perguntando “Ah! Mas assim será fácil para descobrir quem será o próximo contemplado”, não é mesmo?
Mas gostaríamos de informar que, na contemplação por lance fixo, é chamado um número acima e outro abaixo da pedra-chave, até encontrarmos um consorciado que esteja apto para receber a contemplação. Além disso, não temos como prever qual será a cota contemplada, pois a contemplação dependerá do saldo do grupo e também das pessoas que ofertaram o lance para aquele mês.
Pagamentos (COVID-19)
1* Como serão os pagamentos diante da atual situação do nosso país?
O Consórcio Sulcredi está olhando para essa situação com todo o carinho e atenção merecida. Até o momento, os pagamentos precisaram ser mantidos, pois todos os consorciados que ainda não foram contemplados, dependem o saldo do grupo para poderem realizar seus sonhos. Mas caso você esteja com alguma dificuldade em manter seus pagamentos, entre em contato com a gente através dos nossos canais de atendimento, assim poderemos analisar sua situação e encontrar a melhor maneira para te ajudar. Estamos todos juntos nessa!
2* Se eu não pagar a parcela, posso concorrer normalmente nas assembleias?
Não. Para poder participar da assembleia, o pagamento da parcela tem que ser realizado até a data do vencimento.
3* Não recebi meu boleto em casa ou por e-mail, e agora?
Caso não tenha recebido o seu boleto, o Consórcio Sulcredi dispõe de diversos canais de atendimento para que você possa emitir a 2ª via. Os canais disponíveis são:
Aplicativo "Consórcio Sulcredi", disponíveis para Android e iOS.
Área de cliente: www.consorciosulcredi.com.br/clientes
Chat Online no site www.consorciosulcredi.com.br
Central de Atendimento: 0800 888 4321 ou 3003 3298 (quando solicitado, selecione a opção 1)
4* Quitei meu consórcio. Posso pegar a carta de crédito?
Sabemos que a utilização da carta de crédito é o momento mais aguardado por nossos consorciados, entretanto, mesmo diante da situação que estamos vivendo, precisamos informar que para utilização do crédito, é importante que a cota esteja contemplada. Isso acontece porque a Lei do Consórcio nº11.795/08, Seção III, Art. 22, prevê que "contemplação é a atribuição ao consorciado do crédito para a aquisição de bem ou serviço, bem como para a restituição das parcelas pagas, no caso dos consorciados excluídos, nos termos do art. 30". Mas fique tranquilo, pois na cláusula 8.1 do Regulamento do consórcio explica que o valor pago antecipadamente será acumulado e revertido em percentual para ser ofertado como lance automático nas próximas assembleias até que ocorra a contemplação.
Processo de faturamento (COVID-19)
1* Fui contemplado, como será o meu processo de faturamento?
Durante este período, o processo de faturamento ocorrerá normalmente, e a maioria dos documentos poderão ser aceitos por e-mail.
Fique atento para as orientações de seu consultor de atendimento.
2* Como as vistorias estão sendo realizadas neste período?
Para as cidades/estados que estão tendo circulação normal, elas estão sendo realizadas presencialmente, e para cidades que estão sem circulação, elas estão sendo feitas através de fotos. Uma informação importante é que para as vistorias feitas a distância, há uma depreciação de 20% do valor do veículo.
3* Fui contemplado e não quero pegar meu bem agora? Tem algum problema?
Não há problema! Mas é importante que você mantenha seus pagamentos em dia para que sua cota não seja descontemplada e cancelada.
Análise de Cadastro
1* Após a contemplação, já posso retirar meu crédito?
Sim, desde que seu cadastro seja aprovado. A aprovação do cadastro pode acontecer de maneira automática ou através de uma análise interna. Essa análise interna depende do envio de alguns documentos. Você pode conferir os documentos necessários acessando o link: https://www.consorciosulcredi.com.br/clientes.
2* O que é análise de cadastro e pra que serve?
A análise de cadastro é o processo que analisa a capacidade de pagamento do consorciado contemplado, para assegurar a sua saúde financeira e também a do grupo.
Você sabia que o Consórcio Sulcredi é a responsável pela saúde financeira do grupo? Por este motivo é importante que ela administre adequadamente os recursos disponíveis, garantindo que os novos devedores mantenham seus pagamentos e o grupo sempre tenha saldo para contemplar todos os consorciados.
Dica importante: O Consórcio Sulcredi considera importante que você tenha uma renda de, no mínimo, 3x (três vezes) o valor da sua parcela, boa pontuação de SCORE*, e que não tenha restrições no nome. Além disso, como parte do processo, no momento da sua análise, poderá ser solicitado um devedor solidário para complementar seu cadastro.
*O SCORE é uma ferramenta importante, que tem como função auxiliar no momento da concessão de crédito e realização de negócio. A pontuação do Serasa Score pode ir de 0 a 1.000 pontos, e isso irá determinar o perfil dos consumidores a pagar suas contas em dia pelos próximos 12 meses.
Regras de contemplação
1* Há um prazo específico para ser contemplado?
Não existe um prazo especifico ou garantias de que a contemplação ocorrerá em um momento pré-estabelecido, porque todos os participantes do grupo concorrem em plena igualdade de chances. No entanto, o consorciado tem a opção de aumentar suas chances de ser contemplado se utilizar o lance.
2* Quais são as forma de contemplação?
A contemplação no consórcio ocorre exclusivamente através de sorteio, oferta de lances livres e/ou fixos (se este último for previsto na Ata da Assembleia Inaugural do Grupo).
3* O vendedor disse que eu seria contemplado no prazo de "x meses", o que devo fazer?
Neste caso, temos um canal exclusivo para que você possa nos informar o que aconteceu basta enviar um e-mail para: ouvidoria@consorciosulcredi.com.br ou se preferir, ligar no 0800 888 4321.
Devolução de valores
1* Como faço para saber se o valor da minha cota cancelada já está disponível?
A devolução de valores de sua cota cancelada poderá ocorrer até a ultima assembleia de seu grupo, porém mesmo na situação de cancelada, sua cota continua participando das assembleias mensais, na modalidade de "Sorteio dos Cancelados" e assim que sua cota for sorteada você terá direito a receber os valores com as devidas deduções contratuais.
É muito importante que mantenha seu cadastro sempre atualizado, pois você será notificado via e-mail em caso de contemplação de sua cota e receberá todas as orientações necessárias em como proceder para receber o valor.